SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Por um Brasil melhor



Um dos temas que abordo nas palestras que faço em escolas, é o respeito a todas as religiões.
No começo do ano fui convidada para participar da feira do livro de um colégio católico e a escola me pediu que fizesse 2 palestras para 2 grupos de crianças com idades entre 7 e 9 anos.  O tema como sempre foi África, Brasil colônia, escravatura, e toda a riqueza étnica e cultural com que os escravizados presentearam a nação tupiniquim.
Apesar de estar num colégio onde a religião católica é matéria curricular, não me furtei de enfatizar, a umbanda e o candomblé, como importante legado religioso dos africanos, que infelizmente ainda hoje enfrenta preconceitos.
A palestra foi relativamente longa, para a tenra idade dos ouvintes, mas surpreendentemente interativa. Questionadores, ao final da minha dissertação, tiveram que ser interrompidos pois o tempo havia esgotado completamente e pais e transportes coletivos já os aguardavam.
Após muitas fotos, autógrafos, beijos e abraços, sob o olhar atento das professoras, todos foram saindo em alegre alarido.
Encostada à mesa de apoio onde estava meu material, admirava aquele delicioso burburinho quando, senti um toque suave na parte de trás de minha perna.
Uma linda menina, com uma longa cabeleira negra muito cacheada adornada com um fita larga multicolorida, chamava minha atenção para dizer algo. O som das outras crianças ainda era alto e ela nitidamente não estava disposta a falar alto fosse o que fosse que me quisesse dizer.
Assim que me coloquei de cócoras à sua frente, com os olhinhos muito brilhantes e a voz cheia de excitação ela me disse:
-Mamãe e papai vão no terreiro de umbanda
Dizendo isto colocou o dedinho indicador sobre os lábios, me pedindo segredo, e saiu correndo para se juntar aos coleguinhas.
Obrigada linda menina, por confiar em mim!
Prometo-lhe que continuarei a dedicar algumas horas de meu escasso tempo, por um Brasil melhor onde, entre outras liberdades e respeitos, poderá bradar sua religiosidade sem constrangimento.
Só através da educação construiremos um país mais livre e justo para todos os brasileiros.