SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Voltei para casa mais calórica de físico, de alma e de conhecimento!

(foto real e autorizada pelo senhor Nicanor)

*

Um domingo cinzento com garoa a refrescar o amanhecer, convidava-me a trocar a cama pelo sofá da sala de televisão.
Assim teria sido não fosse eu ter-me deitado com o firme propósito de ao levantar-me ir caminhar no parque que tanto gosto e há muitos domingos não recebia minha visita.
A intenção nem era hercúlea. Seis voltas ao redor do lago, completariam minha meta de 6 quilômetros e me permitiriam saborear sem culpa o pastel frito na hora na feirinha dominical de produtos orgânicos, onde sou freguesa habitual.
O pastel não falhou e até o saboreie com uma companhia maravilhosa mas a minha meta foi abortada no meio da segunda volta pela voz de um senhor que, sentado num banco de frente para o lago,  me perguntava:

-Filha já viu que lindo está o lago hoje com esta neblina a esconder os patos e as capivaras?

Em minha caminhada, já  havia cortado momentaneamente sua vista do lago, passando rapidamente na grama que separava, o banco onde ele se acomodara e o lago e até já tinha percebido e me deliciado com aquela imagem incomum em Campinas àquela hora da manhã, mas a doçura daquele convite, convidou-me a sentar e conversar com aquele homem de 98 anos.
Sentados num banco com o lago à nossa frente, alguns frequentadores domingueiros que como eu não se atemorizaram com as previsões meteorológicas, alguns patos, capivaras e galinhas de Angola como testemunhas, fui ouvindo extasiada 90 anos da história da cidade onde eu vivo há 40, pontilhada aqui e ali com sua experiência profissional como engenheiro químico.
Obrigada senhor Nicanor pela aula de história de Campinas e pela companhia na degustação de nossos pasteis, que foi partilhada a 3, com a chegada de sua filha que fazia sua caminhada enquanto nós conversávamos.
Voltei para casa mais calórica de físico, de alma e de conhecimento!

*
*******
*