SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 27 de agosto de 2016

Rosas ou batatas ?



Ainda na adolescência li um livro que me impressionou muito e do qual guardei para sempre as imagens que fui criando ao longo da leitura. A obra, intitulada Pássaros Feridos, ambientava-se na Austrália, onde queimadas, poeira, cangurus e um delicioso romance desfilavam a cada capitulo por um lindo roseiral. Não sei se essas rosas eram tão presentes ou se meu precoce fascínio por flores lhe deu uma importância superlativa, mas há 2 anos atrás decidi ter minha própria plantação.
Ganhei as primeiras 3 mudas de uma colega de trabalho e a doação deve ter sido feita com muito amor, pois pegaram e floresceram rapidamente. A generosa doadora, também me ensinou a podar e a fazer novas mudas, com as hastes que sairiam da poda.
Há cerca de 3 meses atrás recebi também dela um vídeo que circula na internet, com uma incrível e estimulante aula sobre como usar batatas para plantar roseiras. Em resumo enfia-se a haste que sobra da poda numa batata e planta-se essa batata hasteada numa mistura básica de terra. Simples assim!
Dias depois, ao chegar a casa, encontrei-me com Tião meu jardineiro e em conversa com ele sobre algumas mudanças que faríamos no jardim, peguei o celular e mostrei-lhe animadíssima o vídeo incrivelmente didático, que nos levaria a proliferar o roseiral.
Incrédulo, mas humilde diante de minha excitação, aceitou o desafio.
Na última quarta-feira ele me esperava com um sorriso maroto no portão do jardim:
-Bom dia Dona Dulce
-Bom dia Tião. Aconteceu alguma coisa?
-Dona Dulce, roseiras novas não sei se a senhora vai ter, mas batatas vai ter muitas.
-Batatas Tião? Como assim?
Segui-o até ao jardim para ele me mostrar uma fileira de hastes de roseiras ainda sem qualquer broto, mas circundadas em seus pés por pujante rama de batata.
Minhas gargalhadas diante daquela imagem deixaram-no à vontade para conjecturar:
-Dona Dulce, será que vai dar batata com cheiro de rosa?


*
*******
*