SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 10 de julho de 2016

Cadê o Brasil africano-colégio Pio XII?

Cadê o Brasil africano que tantos anos, fiquei sem o perceber e tão pertinho de mim estava todos os dias neste país continental?
Forte, alegre, colorida, sonora, étnica, saborosa, mistica e cultural, África pulsa forte em terras tupiniquins.
Em 2010, quando terminei de escrever o livro Sabor de Maboque, senti um grande alivio, uma verdadeira catarse, um expurgo de muitas mágoas e perdas. Foi a cura da alma.
Um marco na minha vida que me fazia prever um período de calmaria para meu espirito inquieto. 
Não foi assim.
O Sabor de Maboque trouxe a impressa, os amigos queridos da infância e adolescência de Angola  há tanto tempo ausentes fisicamente, o carinho imenso de incontáveis leitores conhecidos e desconhecidos, inúmeros autógrafos em lançamentos nacionais e internacionais do livro, adoções em escolas e palestras, muitas palestras para crianças e adolescentes.
Foi para me preparar para estas palestras que mergulhei em pesquisas sobre a África brasileira e ao descobri-la tão forte, bonita e importante, impulsionou o parto de mais um livro, o infantil: Ndapandula Mama África-Obrigada Mãe África".
Um tributo de gratidão por tudo o que África presenteou ao Brasil, e daí o "Obrigada" no titulo, apesar da escravatura ter sido o veiculo para tal.
Assim começou um novo ciclo de minha vida.
Hoje entremeio meu trabalho como empresária no ramo de confecções com palestras em escolas onde ajudo crianças e adolescentes a responderem a pergunta: Cadê o Brasil africano?
E quando me perguntam o  porquê deste meu empenho, a resposta é simples: não dá para entender o Brasil sem conhecer toda  essa influencia e só há uma maneira de esboroar o racismo que é dando o merecido valor a toda a contribuição  dos escravos e escravizados na formação e desenvolvimento deste enorme país.