SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

terça-feira, 3 de novembro de 2015

9º Salão do Livro de Cayenne (PART I)

*

Há pouco tempo atrás recebi este lindo convite:

"Prezada Senhora,
Temos a honra de convidá-la a participar da nona feira de Cayenne (Guyana francesa), organizada pela Associação Promolivres, a qual ocorrerá do dia 11 até 14 de novembro de 2015.
Como escritora, desejamos que a Senhora possa participar das assinaturas de suas obras em cafés literarios, palestras e encontros com o publico tais como os estudantes em  locais e/ou estabelecimentos escolares.
Nós a acolheremos com grande prazer na feira que tem como tema « literatura e esporte » e como convidado especial o Brasil.
Nossa Associação assume todas as despesas de transporte, hospedagem e refeições.
Na espera da sua resposta a nosso convite, queira receber nossas saudações guyanesas."

Breve estarei  em território europeu na América do Sul.
Estranha afirmação esta, não é?
Mas não há nada de errado nela.

Meus  livros, Sabor de Maboque e Ndapandula Mama África, foram traduzidos para a língua francesa e serão lançados no 9º Salão do Livro de Cayenne, a capital da Guiana Francesa,  com os títulos, respectivamente:

LA SAVEUR DU MABOQUE-UN PARFUM  D’AFRIQUE 
e
 NDAPANDULA MAMAN AFRIQUE-MERCI, MÈRE AFRIQUE

Território ultramarino francês, tem como língua oficial o francês e o euro  é sua moeda.
O  país, que já foi território  holandês, inglês e espanhol ,  é definitivamente um pedacinho da França  na América Latina desde 1817, quando pelo tratado de Viena   os portugueses devolveram o território, também lusitano por vários anos,  aos franceses.
A história deste departamento ultramarino francês, único território latino americano da União Europeia, se mistura, aos descobrimentos europeus, à escravização de povos africanos e à  histórias tristes de presídios,  para onde foram levados muitos presos políticos franceses. Políticos e não só, como o famoso assassino Papillon.

Lá estarei por alguns dias, e entremearei os eventos literários com visitas a escolas onde,  com agradável surpresa, acabo de saber que o ensino da língua portuguesa é levado muito a sério.

*
*******
*