SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ndapandula Mama África, já me emociona!




Ir ao meu jardim, ao raiar do sol da primeira manhã desta semana e ser surpreendida pela esplendorosa florada desta buganvília, só podia ser ótimo prenúncio.
Menos de uma hora depois, lá estava na minha caixa de mensagens, o que me faria sentir,  que há dias assim. Que, mesmo não sendo o dia oficial de inicio da primavera, ela já desabrochou  no meu jardim e na minha alma.
No remetente, Sonia Sellin Bordin, fonoaudióloga, Mestre e Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Instituto de Estudos de Linguagem/IEL-Unicamp).
No corpo da mensagem, a primeira grande emoção, que minha segunda cria, o livro infantil  Ndapandula Mama África-Obrigada Mãe África, ainda no prelo, já me proporciona:

“Gostei muito do livro.
O livro permite à criança brasileira ganhar consciência de que faz uso de palavras de origem africana.
A narrativa ganha ritmo e movimento com os significados das palavras africanas.
Acho o livro pertinente para crianças com idades a partir de 8 anos quando, aparentemente, já desenvolveram uma certa familiaridade com a língua escrita conseguindo fazer uma leitura com entonação recuperando, assim, a musicalidade das palavras do texto.
Da segunda página do livro em diante fica claro que o livro vai tratar da relação linguística entre Brasil e África, e isso vai ficando tão mais forte que a primeira página do livro me pareceu deslocada.
Penso também que como são os pais que escolhem o que vão pagar para seus filhos lerem parece-me relevante marcar a importância dessa consciência cultural, quanto ao uso da língua, na parte externa do livro. “

Obrigada Profa Dra Sonia, pela disponibilidade e celeridade.

Obrigada Dra Maria Irma Hadler Coudry, minha querida amiga Maza, por fazer chegar o “rascunho” de minha cria, a destino de tamanha excelência, para esta primeira avaliação.